Presidente da Levorin fala sobre o mercado, suas conquistas e o futuro no 75 aniversário da empresa.

Com duas fabricas instaladas no Brasil, a Levorin, empresa focada na produção de pneus para motocicleta e bicicleta, completa em 2018, 75 anos de história.

Quais as principais conquistas da Levorin nesses 75 anos?

Aproveitando o crescimento econômico nacional, pós-guerra, com importantes iniciativas nas áreas de transporte, como abertura de estradas e a criação da Fábrica Nacional de Motores, a Levorin em 1943 inicia sua história no Brasil como uma metalúrgica fabricante de autopeças como buchas, cabos de baterias, grades de radiadores, para-choques e lanternas. Em 1960, Hércules Levorin adquire uma fábrica de correias planas e ingressa no setor de artefatos de borracha, o que permite a empresa passar de um pequeno galpão no Bairro da Moca (200m2) em São Paulo para uma unidade industrial na cidade de Guarulhos (65.000 m2).

Em 1962 a Levorin inicia a fabricação de bandas para recapagem de pneus de Transporte (“Pneuback”). De 1968 a 1972 inicia a produção de câmaras de ar e pneus para bicicletas. Em 1995 assume a liderança na fabricação e vendas de pneus de bicicleta no brasil (passando a ser a líder de mercado).

Já no ano de 1997 a Levorin inicia a produção de pneus para motocicletas e já em 2007 se torna uma empresa Off Take para a Fabricante Michelin. E em 2009 os pneus Levorin foram homologados nas principais montadoras de motocicletas do Brasil Honda e Yamaha.

Com uma visão de longo prazo e tendo em vista o crescimento potencial do mercado em 2013 a Levorin inaugura sua segunda unidade produtiva de pneus de motocicleta na cidade de Manaus – AM buscando uma sinergia e apoio as principais montadoras de motocicletas com unidades fabris instaladas na Zona Franca de Manaus (252.000m2).
Em 2016 a empresa é incorporada pelo grupo Michelin.

– Quais os momentos em que a Levorin inovou o mercado de bicicleta?

A Primeira grande inovação tecnológica de seus produtos foi na construção dos pneus de bicicletas. Enquanto toda a concorrência produzia pneus de bicicleta com sua construção feita de algodão, a Levorin inovou sua especificação técnica e iniciou a construção destes pneus com Nylon, obtendo uma qualidade superior em relação aos produtos disponíveis no mercado na época e conquistando um importante mercado que começava a exigir um nível superior de qualidade dos produtos.

A empresa também foi a pioneira no fornecimento dos pneus para o segmento bicicross e inovou novamente oferecendo aos seus consumidores pneus das principais cores utilizadas nas bicicletas de alumínio; pneus das cores branca, vermelha, amarela e Azul, eram facilmente identificadas pelo consumidor como produtos Levorin. Essa estratégia ajudou no aumento do volume de vendas e de reconhecimento de marca pelo público consumidor
Em 1988 a Levorin foi pioneira no fornecimento de pneus para o segmento de Montain Bike no brasil, ano em que ocorreu a primeira prova brasileira da modalidade no país (Rio de Janeiro). O produto de qualidade diferenciada com o nome Gripa tinha um desenho de banda diferenciado e próprio para esta categoria esportiva, e proporcionava muita tração e performance para o usuário.
Atualmente a Levorin mantem a liderança de mercado de pneus para bicicleta com 40% de participação.

– Temos números desse período que mostrem o crescimento da empresa desde a sua criação?

Números não divulgados

– Números atuais?

Hoje, a empresa possui 2.260 funcionários trabalhando em suas duas plantas industriais, e mais de 49 consultores e representantes de vendas espalhadas por todo o país.
No segmento de bicicletas a Levorin Mantem a Liderança com 40% de participação (considerando os canais de Reposição e equipamento original) e no segmento de Motocicletas tem a liderança com 28% de participação.

– Diferenciais competitivos da empresa?

Neste 75 anos de história a Levorin sempre buscou atender as necessidades dos seus clientes com produtos de alta tecnologia, inovações em seu portfólio e um atendimento diferenciado. Com este foco de inovação e de resolução aos problemas de seus clientes cresceu de maneira sustentável e atingiu a liderança do mercado Brasileiro de Motocicleta e Bicicleta.

Atualmente a Levorin é a marca mais conhecida no segmento de bicicletas e é a única produtora de pneus de bicicletas da América Latina; o que proporciona a seus clientes agilidade no atendimento (capacidade de produção e escala) e segurança no custo e entrega dos produtos (sem a insegurança apresentada por questões cambiais, encontrada nos produtos importados). Além destes fatores essenciais para a perenidade do negócio a Levorin oferece a sua rede de distribuidores uma plataforma de marketing para ativação da marca no varejo que conta com um programa de propaganda cooperada, um serviço diferenciado de treinamento que visa manter a rede atualizada com os novos lançamentos e os diferenciais competitivos e tecnologia dos produtos Levorin.

– Planos para os próximos anos? (crescimento, investimento, lançamento de novos produtos etc)

R: A Levorin, uma das maiores empresas de pneus do Brasil, vai investir entre R$ 80 milhões e R$ 100 milhões nos próximos três anos. O presidente da companhia no país, Francis Ferreira, adianta que esse valor será destinado à criação de novos produtos e à ampliação de parte de suas duas fábricas. O primeiro passo é o lançamento neste ano de uma linha completa de pneus para o segmento Scooter (motocicleta), que tem um desempenho 40% superior à média dos concorrentes atuais de mercado, nos quesitos de conforto, estabilidade e aderência devido a sua construção diferenciada e seu desenho da banda de rodagem com design Moderno, mais esportivo e preciso. O objetivo do novo produto tem relação direta com uma mudança de habito do consumidor final, que vive nas médias e grandes cidades que considera o Scooter um veículo mais amigável, seguro, prático e fácil de conduzir.
Este segmento tem um crescimento de cresce 20% ao ano e já representa 34,6% do total de emplacamentos do Brasil (informações Denatran).

Este investimento também contempla a produção e comercialização de mais de um milhão de pneus de motocicleta da marca Michelin no mercado Brasileiro

No segmento de bicicleta a Levorin planeja diversas novidades nas linhas de Montain bike e city trekking (Urbano) nas principais medidas demandadas pelo mercado seguindo uma tendência de migração de aros e medidas que já ocorre em países da Europa e dos Estados Unidos e que está iniciando no Brasil nos mercados de Equipamento Original e Reposição, no montain bike concentradas no aro 29 e no City trekking no aro 700 respectivamente